Serviços » Campanhas e ações

AÇÕES SOCIAIS

CAMPANHA DO AGASALHO

A Campanha do Agasalho, lançada pela primeira vez em 2012, atualmente faz parte do calendário anual de eventos do Secovi/SC. A ação tem início sempre no mês de maio de cada ano e visa mobilizar os moradores de condomínios e empresário do setor imobiliário para a doação de roupas, cobertores e calçados.

CAMPANHA DO LIXO ELETRÔNICO

A Campanha do Lixo Eletrônico é realizada anualmente, desde 2011, em parceria com a Associação Empresarial de Balneário Camboriú (ACIBALC). A ação arrecada peças de aparelhos eletrônicos que são recicladas e distribuídas pelo Núcleo de Informática da ACIBALC. O Secovi/SC contribui com a divulgação da campanha e disponibilizando espaço para ponto de coleta.

OUTUBRO ROSA

Durante o mês de outubro o Secovi/SC manifesta seu apoio à causa defendida pela Campanha Outubro Rosa. A entidade divulga em suas mídias sociais mensagens de incentivos para promover a conscientização da prevenção, além disso, e personaliza a fachada da sede com a cor da campanha.

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS

Promove palestras para os setores que representa com cunho beneficente, onde o valor do ingresso são alimentos. Os donativos arrecadados são doados para entidades que assistem pessoas carentes.

PÁSCOA FELIZ

Promove na semana de páscoa uma ação em parceria com o Sesc e Senac e a Biblioteca Comunitária Bem Viver, envolvendo brincadeiras, pinturas de rosto, cama elástica e presença do coelho da páscoa com distribuição de doces, para às crianças carentes da Comunidade Morro da Pedra, localizada no Bairro das Nações.

PRODUTOS

REVISTA DA HABITAÇÃO

A Revista da Habitação do Secovi/SC, lançada em 2010, é uma publicação bimestral destinada para os representados do sindicato. A revista tem tiragem de quatro mil exemplares, com distribuição estadual gratuita para entidades de classe, condomínios, imobiliárias, administradoras de condomínios e demais representados.

A publicação aborda reportagens, indicadores e pesquisas do mercado imobiliário, entre outras informações, distribuídas nas editorias de Capa, Mercado Condominial, Mercado Imobiliário, Shopping, Loteamento, Manutenção, Legislação, Pesquisa, Geral, Participações, Agenda e Classificados.

As informações da publicação são levantadas pelo departamento de comunicação que também elabora a revisão, o planejamento gráfico e a diagramação do material para a impressão.

CAMPANHA CONDOMÍNIO DESTAQUE POR EXCELÊNCIA

A Campanha Condomínio Destaque por Excelência é um projeto anual que premia e certifica os condomínios mais qualificados das cidades de Balneário Camboriú, Itajaí, Camboriú, Itapema e Bombinhas.

Para participar, os condomínios devem atender aos critérios de participação, que são ser devidamente constituído conforme exigências legais, possuir inscrição no CNPJ, possuir convenção do condomínio averbada no Registro de Imóveis, estar em dia com suas obrigações sindicais nos últimos cinco anos e possuir requisitos mínimos de segurança, conservação e organização.

Após solicitar a inscrição, é encaminhada para o condomínio uma lista de documentos necessários juntamente com a ficha de inscrição. Os documentos são: comprovante de Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), cópia do Alvará de Funcionamento, cópia da Ata de Constituição do Condomínio, cópia da Convenção, cópia do Regimento Interno, cópia do Controle de Manutenção do Elevador, cópia do Controle de Limpeza da Caixa D’água, cópia do Controle de Pragas, cópia do Comprovante do Seguro da Edificação, cópia do Comprovante do Seguro de Vida dos Funcionários, cópia da Ata de Eleição do Síndico Atual, Plano de Reforma nos termos da NBR/ABNT 16280:2014, acompanhado de Termo de Responsabilidade Técnica emitido por profissional ou empresa habilitado, no caso de estar havendo reforma em área comum. Já os condomínios localizados em Balneário Camboriú devem apresentar também comprovação de vistoria periódica conforme estabelecido na Lei 2805/2008.

Os condomínios inscritos recebem uma visita da comissão técnica, formada por um especialista em segurança, um arquiteto e um engenheiro que avaliam itens como, sustentabilidade, segurança, mobilidade, acessibilidade, conservação, documentação, arquitetura e engenharia. Os condomínios são premiados nas categorias até 39 unidades com premiação de 1º e 2º lugar, de 40 a 49 unidades com premiação de 1º e 2º lugar e acima de 49 unidades com premiação de 1º e 2º lugar.

O objetivo é estimular os condomínios a desenvolverem suas atividades de forma eficiente e eficaz, contribuindo para a elevação e comprovação do nível de qualidade dos condomínios, atribuindo uma valorização financeira ao imóvel no momento de compra e venda. Bem como também incentivar a participação dos moradores nos processos de manutenção e administração, valorizar a excelência e harmonia dos condomínios, estimular a manutenção preventiva e corretiva e incentivar os condomínios para que atinjam o status de excelência.

LEI DE LOCAÇÃO URBANA

Em 2011, o sindicato publicou um livreto contento a Lei 8.245 – Lei de locação urbana atualizada com a Lei nº 12.112. Em 2015 esse material foi reformulado com a Lei 8.245 de 1991 atualizada com redação da Lei nº 12.744, de 2012.

O material foi impresso com tiragem de quatro mil unidades e será distribuído gratuitamente nos eventos promovidos pela entidade, com o intuito de contribuir com o conhecimento sobre as informações contidas na Lei.

As informações da publicação são levantadas pelo departamento jurídico do sindicato e o departamento de comunicação elabora a revisão, o planejamento gráfico e a diagramação do material para a impressão.

BOLETIM DO MERCADO IMOBILIÁRIO

A partir de 2015, o sindicato passou a publicar o Boletim do Mercado Imobiliário, uma publicação que traz os resultados das pesquisas do setor imobiliário com dados do Portal Chave Fácil.

As informações da publicação são levantadas pelo departamento de pesquisa do sindicato e o departamento de comunicação elabora a revisão, o planejamento gráfico e a diagramação do material para a impressão com tiragem de mil unidades.

GUIA DE MANUTENÇÃO E PREVENÇÃO

Material foi elaborado para os síndicos e que reúne informações e instruções de como manter em ordem a organização do condomínio, além disso, o Guia tem função também de um livro de registro, pois todas as ações, manutenções e informações referentes ao condomínio, podem ser anotadas no Guia, oportunizando assim um maior controle dos procedimentos executados nos prédios.

GUIA DE BOAS PRÁTICAS NOS CONDOMÍNIOS

Guia contendo informações que sanam praticamente todas as dúvidas do síndico sobre diversos aspectos que envolvem a gestão condominial.

SERVIÇOS

ASSESSORIA JURÍDICA

O sindicato oferece atendimento jurídico personalizado e gratuito para seus associados. Durante a gestão 2010/2014 o departamento jurídico foi reestruturado e ampliado, oferecendo uma estrutura mais sólida para os associados da entidade.

Os associados podem usufruir desse benefício solicitando esclarecimentos sobre áreas trabalhistas, fiscal, contratos, tributos, entre outros. A entidade ainda oferece diferentes canais para atender as dúvidas jurídicas de seus associados, na qual os atendimentos podem ser feitos pessoalmente, por telefone ou por e-mail.

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

O Secovi/SC realiza negociações trabalhistas com os sindicatos de empregados, que resultam nas Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho. Anualmente o sindicato realiza oito convenções e para conduzir as negociações, possui uma equipe formada por empresários do setor habitacional.

Anualmente o Secovi/SC publica o livreto contendo a Convenção Coletiva de Trabalho atualizada. As informações da publicação são levantadas pelo departamento jurídico do sindicato e o departamento de comunicação elabora a revisão, o planejamento gráfico e a diagramação do material para a impressão com tiragem de quatro mil unidades.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS

O Secovi/SC, em parceria com empresas de treinamentos, promove o curso de extensão de administração de condomínios. O sindicato organiza o curso e a empresa parceira ministra as aulas.

O curso possui carga horária de 120h e é composto por três módulos:

Módulo 1 – Normas Legais

  • A Lei do Condomínio, Convenção e Regulamento Interno;
  • Assembleias Condominiais: Atas, Registros de Ocorrências nos Condomínios e Responsabilidade Civil dos Condomínios e dos Síndicos;
  • Direito do Trabalho Aplicado ao Condomínio.

Módulo 2 – Despesas Condominiais

  • Despesas Condominiais, Inadimplência e Penalidade;
  • Folha de Pagamento / Cálculos Trabalhistas;
  • Previsão Orçamentária para Condomínios.

Módulo 3 – Administração Condominial

  • Rotinas Administrativas em Condomínio;
  • Manutenção Predial e Gerenciamento de Riscos;
  • Excelência no Atendimento ao Cliente;
  • Administração de Conflitos em Condomínios.

As turmas são compostas por 15 alunos e as aulas são realizadas na Sala de Capacitação do sindicato, no turno noturno com horário das 19h às 22h.

CURSO DE PORTEIROS E RECEPCIONISTAS DE CONDOMÍNIOS

O Curso de Porteiros e Recepcionistas de Condomínios é promovido pelo Secovi/SC em parceria com a empresa de Treinamento e Assessoria em cursos. O sindicato organiza o curso e a empresa parceira ministra as aulas.

O curso conta com uma programação de 50 horas, que aborda técnicas de segurança, noções básicas de segurança em condomínios, segurança predial para condomínios residenciais e comerciais, ética operacional de rádio e comunicação, noções básicas de combate a incêndio e de primeiros socorros, habilidades comportamentais de relações humanas, qualidade no atendimento ao cidadão e nos serviços de portaria.

As aulas são realizadas na Sala de Capacitação do sindicato, no turno noturno com horário das 19h às 22h.

DIA DO SÍNDICO

A festividade do Dia do Síndico, comemorado no dia 30 de outubro, desde 2010 é realizada no sindicato na sexta-feira que antecede a data. Para homenagear essa importante figura do condomínio, a entidade promove um evento para os síndicos que participam gratuitamente. No evento, acontecem palestras, coquetel e sorteio de brindes.

INFORMATIVO ELETRÔNICO

O informativo eletrônico é gratuito e enviado semanalmente para um banco de dados com cerca de três mil contatos, entre eles, síndicos, administradoras e imobiliárias. Os interessados podem se cadastrar para receber o informativo eletrônico através do site do sindicato.

A assessoria de comunicação do sindicato elabora o informativo com notícias do setor da habitação, informações sobre cursos e eventos, leis e demais novidades e atividades do Secovi/SC.

SIMPÓSIO IMOBILIÁRIO E SIMPÓSIO DE CONDOMÍNIO

Os simpósios são eventos promovidos anualmente pelo sindicato com o objetivo de reunir profissionais do mercado imobiliário e condominial para tratar temas pertinentes ao setor. O Simpósio Imobiliário acontece no primeiro semestre e o Simpósio de Condomínio no segundo semestre.

Os eventos têm duração de três dias, onde acontecem palestras distintas em cada dia, sobre um tema especifico da área. Para ministrar as palestras o Secovi/SC busca profissionais com experiência no mercado.

SÍNDICO LEGAL

O Síndico Legal é um evento gratuito, realizado pelo Secovi/SC e coordenado pelo assessor jurídico da entidade. O evento é realizado três vezes ao ano, mas sem data estabelecida.

O encontro visa reunir os síndicos associados ao Secovi/SC para que aprimorem seus conhecimentos a respeito das rotinas dos condomínios. Em cada edição é discutido um tema específico, como por exemplo, assembleia condominial, convenção coletiva, entre outros.

PESQUISAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO

O Secovi/SC conta com um departamento de pesquisa que monitora as ofertas de compra, venda e locação dos imóveis novos e usados do estado de Santa Catarina. O departamento realiza o trabalho de coleta e análise das informações, com o objetivo de orientar os profissionais do mercado imobiliário.

As informações são disponibilizadas Revista da Habitação, no Boletim do Mercado Imobiliário e em outros materiais impressos publicado pelo sindicato.

PORTAL NACIONAL DOS IMÓVEIS – CHAVE FÁCIL

Chave Fácil é um portal de imóveis desenvolvido pelos Sindicatos da Habitação do Brasil, os Secovis. Os sindicatos de 12 estados se reuniram com o objetivo de desenvolver um portal online que reunisse todas as ofertas de compra, venda e aluguel das suas imobiliárias associadas e que permitisse que o cliente pudesse encontrar ofertas e gerenciar sua busca de forma a pesquisar, organizar, comparar, compartilhar e avaliar antes de fechar o melhor negócio.

PORTAL SECOVI/SC

O portal do sindicato é atualizado diariamente com informações e notícias do setor da habitação e sobre o sindicato, como também com legislações, estudos e pesquisas.

DIRETORIA REGIONAL

O Secovi/SC possui uma diretora regional para a região da AMURES, que representa o sindicato na Região Serrana e atua diariamente no município de Lages e outro diretor regional para a região da AMAVI, que faz sua representação na região do Alto Vale do Itajaí e atua diariamente no município de Rio do Sul.

BIBLIOTECA

A biblioteca do sindicato é considerada uma fonte de pesquisa para os síndicos e empresários do setor habitacional e está disponível diariamente para consultas. O Secovi/SC conta com um acervo completo sobre os mais variados temas, como por exemplo, leis imobiliárias, leis trabalhistas, estatutos, entre outras publicações voltadas para os setor. O local é equipado com internet wireless, notebook, TV de 42” polegadas.